sábado, 21 de novembro de 2015

Às vezes pedimos emprestadas as palavras de alguém para nos vestirmos I

 Foi o que hoje aconteceu quando acompanhada por três amigas me desloquei à vila de Avis para assistir à cerimónia de inauguração da Biblioteca Municipal. Não vou negar que a motivação foi a presença de Pilar del Río.
Dos vários discursos que escutei quero simplesmente partilhar algumas das palavras com que Pilar del Río fez questão de presentear quem a escutou. Claro que não farei citações, nem tão pouco comentários, apenas relembrar as palavras que me tocaram como escritora.
Hoje foi um daqueles dias em que senti que estava na hora certa e no local certo. Pensei para comigo “Ainda bem que existem pessoas que conseguem na perfeição transmitir por palavras o que sentimos.”
Num tom cordial Pilar del Río lembrou as várias dezenas de pessoas que se encontravam no auditório que qualquer livro tem uma pessoa lá dentro: o seu autor. A escrita, seja ela de que género for, revela a personalidade do autor. Que ao decidir publicar o que escreve fica exposto porque decide escrever sobre este ou aquele aspeto e não sobre outro qualquer. Quem lê deve fazê-lo com respeito, quer pela pessoa que o escreveu, quer pela coragem que teve em fazê-lo. 

Obrigada Pilar.

Lúcia Gonçalves 

 



Sem comentários: